' Falta tanta coisa na minha janela como uma praia, falta tanta coisa na memória como o rosto dele*, falta tanto tempo no relógio quanto uma semana, sobra tanta falta de paciência que me desespero. Sobram tantas meias-verdades que guardo pra mim mesma*, sobram tantos medos que nem me protejo mais, sobra tanto espaço dentro do abraço, falta tanta coisa pra dizer que nunca consigo..

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

- O que é isso, Francisca?

Indagou um revoltadíssimo Evandro, com o telefone celular de Francisca nas mãos.
- Como assim o que é isso? Meu celular.
- Não se faz de boba, Francisca! Tô falando dessa mensagem aqui! – Evandro mostra uma mensagem no celular dela.
- É uma mensagem do Sílvio, do meu trabalho. Que que tem?
- Que que tem? Que que tem?? Lê direito! – Evandro mostra a mensagem, onde se lê “Preciso falar com você…”.
- Ele tá falando que precisa falar comigo. Não entendi.
- Não, Francisca, não. Ele não fala que quer falar com você. Ele fala que quer falar com você…
- O que? Não entendi nada!
- A mensagem terminada com reticências, Francisca! RETICÊNCIAS!
- Ham?
- “Ham” o que, sua cara de pau? Ele termina a frase com reticências!
- E daí?
- Como “e daí?”. E daí que terminar uma frase dessas com reticências quer dizer alguma coisa comprometedora! Alguma coisa que você tá tomando coragem pra falar!
- Olha, Evandro, eu acho que você anda trabalhando demais. Dessa vez você exagerou.
- Exagerei? Exagerei?
- Claro! O Sílvio trabalha comigo o dia inteiro, qual o problema dele querer falar comigo?
- Nenhum, desde que ele não tenha nada pra falar com reticências!
- Desisto, Evandro. Não dá pra discutir com você.
- Ah, é? Vou dar um exemplo. Suponhamos que ele fosse te falar que você esqueceu os óculos no trabalho. Ele mandaria a mensagem “Preciso falar com você.”, com PONTO FINAL. Você perguntaria o que é e ele responderia, sem enrolar, sem engasgos, “você esqueceu os óculos na sua mesa”. Agora, com reticências é foda. Parece que ele mandou a mensagem “preciso falar com você”, com reticências, e quando você fosse perguntar o que é ele ia dizer: “Sabe o que é? Eu te amo! Eu te amo e quero fugir com você! Dei um golpe na empresa, roubei duzentos mil dólares, comprei duas passagens e um apartamento em Veneza pra gente. Estou te esperando no aeroporto, nosso vôo é às sete. E traz botas porque dizem que a água lá tá subindo”. Entendeu, Francisca? Reticências transmitem uma idéia de querer dizer algo e não saber como, de falta de jeito, de ter que fazer rodeios pra falar alguma coisa, algo comprometedor.
- Evandro, você é maluco. Sério. Você acha MESMO que alguém pensa nisso antes de botar uma droga de um ponto, dois ou três depois das frases? Acha?
- Claro que acho, é inconsciente! Ele precisava te falar alguma coisa mas não sabia como, não sabia a sua reação. Então pegou o celular, escreveu a mensagem, hesitou, apagou, tomou coragem e mandou. COM RETICÊNCIAS!
- Ok, chega! Não vou mais dar corda pra sua maluquice. Chega disso.
- Então vamos fazer o seguinte: já que você diz que não tem nada, a Jandira tá precisando de gerente de marketing na loja dela e paga melhor do que seu escritório. Já que não tem nada, vai pra lá. É aqui mesmo em Niterói e você não vai precisar ir pra outra cidade todo dia pra trabalhar, e não vai mais ver seu amiguinho Sílvio. Ok?
- Ele não é “meu amiguinho”, Evandro.
- Tá, mas tá combinado então?
- Tá bom, Evandro, se você vai parar de encher meu saco.
- E não quero mais ver mensagens dele, com ou sem reticências. Agora ele não vai mais ter o que falar com você.
- Tá, tá. Agora vou tomar banho porque você tá me alugando com essa maluquice desde que eu cheguei do trabalho. Francisca sai da sala e entra no banheiro. Pega o celular e digita uma mensagem para Sílvio: “Preciso falar com você…”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário