' Falta tanta coisa na minha janela como uma praia, falta tanta coisa na memória como o rosto dele*, falta tanto tempo no relógio quanto uma semana, sobra tanta falta de paciência que me desespero. Sobram tantas meias-verdades que guardo pra mim mesma*, sobram tantos medos que nem me protejo mais, sobra tanto espaço dentro do abraço, falta tanta coisa pra dizer que nunca consigo..

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Homem também fofoca.

Okay, quando ouvimos a palavra fofoca o que vem a nossa mente é a imagem daquela sua vizinha mais velha que vive no portão para cuidar da sua vida, sabe cada passo que você dá e todos os horários de saída e chegada na sua casa. Não satisfeita em apenas saber, adora repassar tudo o que sabe para o bairro inteiro.



Forçando um pouco mais a associação da palavra fofoca a imagens, conseguimos imaginar (além das vizinhas) aquela "amiga" que adora falar dos outros. A verdade é que todo mundo fofoca, todo mundo INCLUSIVE os homens. O problema é que estes possuem uma dificuldade muito maior em assumir tal feito.


Há quem diga que APENAS as mulheres fofocam. Mas a realidade é bem diferente desta afirmação. É claro que nós mulheres fofocamos, aliás fofocar é uma palavra muito feia, a verdade é que nós mulheres adoramos compartilhar os acontecimentos com as nossas amigas. Prova disto é o fato de nós mulheres compartilharmos todos os nossos pensamentos (e não apenas os pensamentos maldosos), se estamos tristes, conversamos com uma amiga, se levamos um pé na bunda corremos para os braços de nossas amigas e não temos vergonha de chorar. Já os homens também correm para os braços de nossas amigas, mas com certeza não é para chorar.


É muito raro, mais muito raro mesmo, ver um cara se lamentando com o outro. Chorando publicamente porque levou um pé na bunda ou lamentando estar acima do peso com um complexo tão grande que jura que nunca mais vai sair de casa. Mas na hora de fofocar, aaaah... ai os homens se soltam e resolvem se revelar. 


Esses dias me deparei com a seguinte cena: Dois amigos na academia conversando. Enquanto outras pessoas malhavam estes dois reparavam em tudo, aquela menina que esta acima do peso, aquele cara que tá tentando ser forte, aquela outra que tem celulite. Sim, vocês podem estar associando esta imagem a duas mulheres, mas não... isto tem acontecido e muito com o sexo masculino, e é mais comum do que se imagina.


Os dois amigos na academia começaram a cochichar, cochichar e gargalhar, gargalhar e olhar ao redor para ver se alguém notou o escândalo e as gargalhadas. Olham para o alvo de piadinhas e tentam disfarçar. Não querem ser notados, mas não sabem disfarçar. Imaginem bem a cena, e me digam se não é completamente ridícula? Mas ainda pode piorar. Agora imagina que isso acontece no meio de uma turma de amigos, com homens e mulheres.

E imagina que as mulheres desta turma são mais homens que, de fato, os verdadeiros homens. E não porque são masculinas, porque não são. 

Mas porque a cena que observamos é: meninos criando picuinhas, enquanto as meninas desta turma não entendem nada. E como eles a-do-ram comentar sobre as meninas. Porque elas são chatas, porque não são animadas, porque se vestem mal, porque não são divertidas. Enfim, dão mais alfinetadas que o próprio Ronaldo Esper.


Mas não contentes em alfinetar, eles precisam desesperadamente comentar. Precisam cochichar, repassar, compartilhar. É quase como uma necessidade fisiológica. Se acaba por se aproximar qualquer menino novo na turma eles necessitam comentar entre eles tudo o que tem de errado com as meninas desta turma. Quanto antes melhor. Aquele famoso "papo de homem" né?

E ai eles falam, falam e falam mais ainda. Comentam tudo quanto é futilidade e maldade possível. E quando o assunto não é sério, eles dão risada. Mas até quando o assunto é sério eles tem um jeitinho todo masculino de fofocar. "Ops... escapou". É, este é o método mais utilizado por eles, contar algo sabendo que vai dar confusão, fingir que foi sem querer e pedir para que você finja que não sabe de nada.


Imagina um cara todo ansioso e com medo daquela fofoca que ele fez estourar e sobrar para ele? 
E ainda me falam que fofoca é coisa de mulher?


A modernidade fez com que mulheres passassem a agir mais como os homens e com que os homens passassem a agir mais como as mulheres. O real problema é que ambos só se espelharam nas coisas ruins.

OBS: O texto não defende fofoca feminina, nem masculina. Ambas são ruins e não merecem o nosso tempo.

2 comentários:

  1. Es una muy mala influencia a las personas, porque le esta dejando el mensaje que la fofoca, el hablar y inventar cosas de la vida de otras personas esta bien... Y en mi opinion no!" asi que yo doy mi opinion que esto esta muy maaal...euge"

    ResponderExcluir