' Falta tanta coisa na minha janela como uma praia, falta tanta coisa na memória como o rosto dele*, falta tanto tempo no relógio quanto uma semana, sobra tanta falta de paciência que me desespero. Sobram tantas meias-verdades que guardo pra mim mesma*, sobram tantos medos que nem me protejo mais, sobra tanto espaço dentro do abraço, falta tanta coisa pra dizer que nunca consigo..

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Eu te amo;

Ao entrar em redes sociais (orkut's, facebook's, twitter's e diversos outros) o que mais encontramos são trocas de juras de amor e milhares de "eu te amo". Você acaba de conhecer alguém e um segundo depois já esta amando.

Muita gente se revolta com isso e até comenta como esta "banalização" é ridícula. A verdade é que até mesmo os que se revoltam sentem a necessidade de ouvir (ou até mesmo ler) um eu te amo inteirinho só pra ele. Você pode até não mandar um "eu te amo" para qualquer um, mas ao receber um eu te amo com certeza você ficará contente, mesmo sabendo que de fato, não é inteiramente verdade.

A realidade é que as pessoas andam tão carentes e precisando tanto de sentimentos e demonstrações de afeto que não conseguem controlar este impulso. O antigo "gosto de você, te adoro, você é muito legal" teve que ser melhorado e aprimorado. Melhor dizendo, teve que se tornar um eu te amo. Não acredito que as pessoas digam isto com maldade (a não ser quando a intenção é iludir e manipular alguém) é que poxa, você conhece alguém legal, adora estar perto desta pessoa, sente saudades dela, que sentimento seria este se não amor?


Tudo bem, você sabe que não é amor. Mas dizer que adora é pouco. Como você vai demonstrar toda essa alegria em estar perto da pessoa com um simples 'gosto de você'? Não dá, é preciso mais. Parece que o ato de adorar ou gostar não significa mais nada. Digamos que ou você ama alguém ou você odeia alguém. Não existe mais meio termo... Então, se você não odeia aquela pessoa, você ama e se você ama por que não dizer? Alias, por que não deixar estampado aos quatro ventos o quanto você a ama?
Não culpo as pessoas que agem assim por este comportamento. Na verdade, culpo as pessoas que tornaram o mundo um lugar assim, tão frio e tão distante de sentimentos que todos sentem a necessidade de sentir amor. Não uma simples necessidade, mas uma necessidade gritante que aprisiona e pressiona o peito. Em um mundo onde quase não se vê mais verdadeiro amor (além do de pai e mãe, e em alguns casos nem este) é muito difícil caminhar sem ter uma motivação maior, e que motivação seria esta se não fosse o amor? Existe sentimento mais puro e mais satisfatório?


E enquanto a gente não encontra um verdadeiro amor, por que não se deixar levar e até mesmo se consolar com frasezinhas de amor, que embora não sejam tão verdadeiras e intensas, fazem bem ao nosso ego.
Todo mundo gosta de saber que é amado. Todo mundo gosta de ter amigos, ter pessoas ao seu lado que gostem de estar com você e que pensem que você é uma das pessoas mais legais do mundo. É óbvio que ouvir um eu te amo dessas pessoas só irá reforçar o quanto você é bom nisso e o quanto as pessoas gostam de você. Um "eu te adoro" não trás empolgação, muito menos um "eu gosto de você". Você precisa mesmo do "eu te amo". Este sim deixa bem claro o quanto você é querido e amado. Já pararam para pensar no porque desta necessidade tão grande de deixar claro para todo mundo que todos gostam de você?

Na realidade isso é bem triste. Só prova o quanto nós, seres humanos, estamos cada dia mais necessitados na busca do verdadeiro amor e de se sentir amado. O quanto nosso ego nos manipula por pura vaidade e egoísmo. E isso só prova o quanto estamos fracos, embora a gente acredite que somos fortes. Todos nós sabemos que não é uma atitude digna de se vangloriar, receber 500 mil "eu te amo" de pessoas que você praticamente acabou de conhecer, mas quando isto não ocorre é como se estivesse faltando algo: Uma auto-afirmação do quanto você é legal. Mas por que você precisa agradar todo mundo? E mais do que isso, por que você precisa provar para todo mundo que você realmente agrada a todos?


A resposta esta na "modernidade". Hoje em dia é legal sair para a balada e "pegar" todo mundo. Ter uma coleção de amores, de ficantes, de rolos e na realidade, não ter ninguém. Se você não faz parte disto, você é julgada e esta errada. Não passa de mais uma "careta, chata ou criança". Mas embora todos achem esta uma das melhores coisas da vida, todos sentem falta de ter alguém de verdade. Um amor de verdade. Alguém que esteja ali com você quando todas as outras pessoas não vão querer estar. E ai você acaba se conformando com os milhares de falsos eu te amo que recebe. É como se ele cobrisse pelo menos um pouquinho do vazio que você sente dentro de você. E provasse para todo mundo que você não tem uma vida vazia, muito pelo contrário, você transborda amor.


Não acho a banalização do eu te amo uma coisa ruim, acho ruim o que influenciou para que esta banalização ocorresse.

2 comentários:

  1. Taty ! Voce online por aqui? rs
    Fiquei mto feliz entrei no meu blog e já dei de cara com o seu comentario...
    rs

    Adorei o seu post... realmente as coisass hje em dia andam mto banalizadas, acho que a geração Y tem mania de apressar as coisas, não só com tecnologia e na carreira, mas tambem nos relacionamentos.

    Que tal voce escrever pra mim no "Amor de papel" hein ? rs

    Posso postar aqui pra vc alguma opinião masculina derrepente haha

    Beijão Linda
    =*

    ResponderExcluir
  2. o verdadeiro amor nós não precisamos procurar....ele se apresenta.
    www.minhaalmagemeameuamorverdadeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir